terça-feira, 11 de setembro de 2012




Cabelos coloridos - 
Quem aqui nunca ouviu falar de colorir os cabelos com papel crepom? nos anos 80 e 90 quando queríamos cor nos cabelos, colocávamos o papel crepom no álcool e depois esfregávamos nos fios kkkk depois era torcer para não chover! Hoje existem tintas fantasias de variadas cores e marcas, mas os cuidados com os cabelos tingidos são mais intensos e duradouros quando feitos da forma correta. Aqui estão algumas dicas:

Como evitar o desbotamento da cor dos cabelos tingidos?
Evitar o uso de secador e prancha diariamente, pois o uso incorreto trará consequências ruins para seu visual. Não lavar os cabelos todos os dias, se possível, fazer a lavagem com água fria pelo menos uma vez por semana, pois ativa o brilho dos cabelos.

- A pessoa que têm tintura no cabelo devem usar shampoo especial?
Sim, de preferência deve-se optar pelo uso de um shampoo sem sal, pois os shampoos que contém cloreto de sódio têm o poder de abrir as cutículas capilares causando, assim, o desbotamento da coloração.

- Como tratar do cabelo com química em casa?
É essencial fazer uso de máscara apropriada para cabelos coloridos com touca térmica por aproximadamente 20 minutos e enxaguar. Se for fazer o uso do secador aconselha-se o uso de um protetor termo ativo que protege o cabelo do calor.

- O cloro e o sol danificam a coloração?
Sim, devido ao cloro contido na água e o sol é normal que o pigmento da tintura desbote os fios, pois o cabelo resseca, abrindo as cutículas e desgastando a coloração.

- Quais são os principais cuidados que a mulheres devem ter para não desbotar os cabelos?
Fazer o uso semanalmente de uma máscara capilar própria para cabelos coloridos e também adotar o uso de um protetor com filtro solar. Aconselha-se cortar as pontas dos cabelos a cada 2 meses, evitando assim o ressecamento e a abertura de pontas duplas.

- Qual é o principal problema das colorações claras, escuras e ruivas?
Cabelos claros tendem a ficar amarelados ou esverdeados por causa do cloro existente nas piscinas. Já as cores mais escuras e/ou tons castanhos acabam ficando avermelhados, desbotados e apresentando, assim, um aspecto de cabelo danificado. Contudo, os cabelos vermelhos são os que mais desbotam porque esta pigmentação tem menor poder de fixação.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cuidados com os pés.Por que quanto mais se lixa os pés mais eles engrossam?



A pele é tão importante para a imagem corporal que as pessoas gastam muito tempo e dinheiro para restitui-lhe uma aparência mais jovem. A pele dos pés não fica para traz, os cuidados são ainda mais necessários. Muitos fatores  inter-relacionados podem afetar tanto a  aparência quanto a saúde da pele, estando eles nutrição, circulação, idade, imunidade, características genéticas, estado psicológico e as drogas. Quando falo em drogas isso inclui também a  cerveja e o cigarro. A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano, é composta por duas camadas principais:
1ª Epiderme- camada superficial;
2ª Derme - camada mais profunda, a derme esta conectada a uma camada de tecido conjuntivo chamada hipoderme;
Enfim, como estamos falando dos cuidados dos pés, é importante saber que a primeira camada de pele, a Epiderme é composta de um epitélio estratificado e escamoso queratinizado, contém 4 tipos de células: queranócitos, melanócitos, células de langerhans e células de merkel.
Cerca de 90% das células são queranócitos que produzem queratina. A queratina é uma proteína dura e fibrosa que ajuda a proteger a pele, quando lixamos os pés, fazemos a retirada da queratina, ou seja da proteção dos pés.

  O corpo entende que é necessário repor esta queratina, por isso a pele dos pés engrossam. O correto é fazer esfoliação para retirada de células mortas, e depois hidratar os pés.

Cuidados diários:

  • Antes de qualquer coisa, use filtro solar diariamente também nos pés [área totalmente esquecida na maioria das vezes]
  • Hidratar os pés todas as noites com cremes específicos para os pés, dando preferência aos a base de uréia e óleos naturais
  • Hidrate também as unhas e cutículas. Use um creme redutor de cutículas como o Mira Cuticle, da Avon
  • Evite produtos a base de vaselina, que não penetram na pele
  • Aproveite os dias mais frios e use meias após a aplicação do creme noturno, o que ajudará na penetração do mesmo
  • Procure usar sapatos confortáveis e que não apertem
  • Sempre que possível hidrate os pés também durante o dia. Neste caso use cremes menos oleosos para que eles não escorreguem nos sapatos.

Os pés são a base de sustentação do nosso corpo, trabalham o dia inteiro e por isso merecem cuidados especiais e descanso, mesmo que tenham sido feitos para aguentar a pressão exercida pelo peso do corpo. Mais dicas de cuidados com os pés:
  • Para amolecer a pele dos pés, deixe-os de molho durante dez minutos em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Em seguida massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante.
  • Corte as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência após o banho.  Também pode simplesmente apará-las com uma lixa, sobretudo se regularmente for à pedicure. Não se deve cortar as unhas demais e nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujeira. Se as cortar muito, pode correr o risco de encravar uma unha.
  • Para ter unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado pois pode haver risco de inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.
  • Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água durante  o banho. Deve passar a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.
  • O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. As calosidades que costumam aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passam de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar calosidades, deve-se lixar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável.
  • O escalda-pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados.  A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.
  • Para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão. Aplique creme esfoliante para suavizar seus pés e, em seguida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.
  • Experimente um banho alternado de pés, quente e frio. É um método simples, agradável e extremamente eficaz, que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Isso ocorre porque os vasos periféricos se contraem com o estímulo da água fria, e com a água quente se dilatam.